Por que fazer terapia?
- Lia Aguilera
- 20 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2024

A Importância de Fazer Terapia: Um Caminho para o Autoconhecimento
Nos dias de hoje, a clínica de psicologia se tornou mais acessível e menos distante para muitas pessoas. Cada vez mais, diante de conflitos ou dores emocionais, a ideia de buscar um psicólogo está se tornando uma opção comum.
No entanto, entre a decisão de buscar ajuda e o agendamento da primeira consulta, ainda existe uma barreira. Essa resistência muitas vezes vem do medo de enfrentar a si mesmo.
Estar em terapia é um convite ao autoconhecimento. É a oportunidade de revisitar histórias que, em algum momento, você pode ter considerado irrelevantes. Esse processo é o que chamo de "passar a história a limpo": dar nome aos sentimentos, entender os pensamentos e reconhecer as emoções.
Diagnósticos como ansiedade e depressão nos mostram a importância de investigar o que nos levou a esses estados. A terapia nos ensina a lidar com esses sentimentos e a compreender melhor a nossa própria história.
Buscar ajuda psicoterápica é tão essencial quanto realizar um check-up anual com um médico. Se você procura um profissional para tratar uma dor física, por que não fazer o mesmo para uma dor emocional?
É verdade que dar o primeiro passo pode ser desafiador. A ideia de se sentar frente a um desconhecido pode gerar vergonha e inibição. Para tornar esse processo mais confortável, ofereço uma sessão inicial sem compromisso, de 15 a 20 minutos. Essa é uma oportunidade para você me conhecer e compartilhar um pouco da sua história, e assim, juntos, decidirmos o melhor caminho para a sua terapia.
Comments